quarta-feira, 1 de outubro de 2014

1 ano e 9 meses

Dizer que o tempo voa e eles crescem igual fermento é um clichê mas é a pura verdade. Como eu não vi esses 3 meses passar? O próximo post de desenvolvimento do Nicolas vai ser o de 2 anos! Tem horas que olho pra ele, tão comprido, tão moleque com suas brincadeiras doidas, pulando pela casa e escalando tudo, gritando e fazendo bagunça que me surpreendo de ver como ele realmente está realmente se transformando em uma linda criancinha... Por outro lado, seu jeitinho de falar, suas manhas, chorinhos, dengos, necessidade de colo, mamadeira, naninha, fralda e chupeta, seu jeito de ainda estranhar muito lugares e pessoas diferentes, em ser tão apegado comigo me faz refletir... Como assim quase 2 anos? Ele é só um bebe!



Nick cresceu bastante esses meses, ate a professora comentou como ele espichou e mudou, e eu percebi no tanto de roupas que ele perdeu, mas não sei exatamente quanto ele está medindo, imagino que seja algo em torno de 86 cm , semana que vem ele vai no médico e vou ficar sabendo, que engordou eu sei (meus braços que o digam) e pela balança da farmácia da pra ter uma noção de que ele está com + ou - 12 kg!!! Calçados continua no 21, mas está começando a ficar apertado, acho que até o final do ano estará no 22. Dentes ganhou 4, as 4 presas e agora conta com 16 dentinhos na sua boca, faltando apenas os molares do fundo pra completar a primeira dentição. Usa fralda tamanho XG de todas as marcas, quis comprar um pacote G da pampers por vir mais fraldas que o XG, coitadinho, ta sofrendo, corta as perninhas...

Compreensão
Ele compreende o que a gente fala, reconhece lugares e horário das coisas. Por exemplo, sempre vamos em um parquinho aqui perto , se a gente começa ir naquela rua ele na hora já dispara PÁQUE PÁQUE PÁQUE (parque), se passamos em frente a um mercado que ele sabe que tem parque já começa a chorar e pedir pra ir, Depois do almoço já começa a pedir pra ir pra CÓLA (escola) ver a TIA ANIA (vânia). Agora ele também consegue entender um pouco do que é passado e já conta o que aconteceu. Todo dia quando eu busco ele na escola pergunto o que ele fez ele sempre conta se foi no páque ou na quáda (quadra), se brigou com alguém ele sempre conta "nick PÁÁ" e mostra como ele bateu (ninguém merece ne kkk), pelo menos nunca contou que apanhou kkk, sempre conta q desenhou fazendo o gesto de quem está desenhando, sempre pergunto se ele comeu papa, mamou e dormiu, ele sempre responde realmente o que fez (eu checo na agenda depois) e sempre fala que a prof fala Não pra ele asuhiashfiua. Quando fica com outra pessoa também (o que acontece frequentemente já que toda noite quando vou pra faculdade ele fica com alguém) quando eu chego pergunto tudo que ele fez e ele conta. Conta também quando eu brigo com ele, maior x9 hahaha. Consegue entender também que o que ele faz tem uma reação, e sempre quer se safar quando faz coisa errada, quando a gente briga com ele ou ele chora ou começa a abraçar e fazer carinho pra contornar a situação! Também já entende a ordem das coisas como... agora é a vez do fulano, agora é a vez do Nick, agora é a vez do ciclano... a gente vai perguntando.. agora é a vez de quem? ele sempre responde certinho.

Opinião
Como já tem sua opinião pra tudo, quer ele mesmo escolher quando vamos comprar algo, roupas, calçados, brinquedos, ainda consigo enganar ele e levar o que eu acho mais bonito, rs, mas semana passada quando fomos comprar um presente pra um chá de bebe tive que comprar uma camiseta que tinha um caminhão na frente pra ele porque ele viu na loja e pediu tanto mas tanto que eu fiquei com dó e levei. Ainda bem que ele gosta de tudo que a gente da pra ele, ele ama ganhar presentes, qualquer coisa que seja, se é roupa quer por na mesma hora, passa a mão, fala a cor, diz que é INNNNDOOO (lindo). O aniversário dele é tema recorrente aqui e quase todo dia eu pergunto do que ele quer o aniversário... Já passou por várias escolhas, Peppa, Back (yardigans), Patati patata, Mickey e Carros (não o desenho, carros mesmo), mas acaba sempre voltando pro Mickey, que é o seu amor né? Apesar de sempre falarmos sobre isso ele não parece se importar muito com o tema, apenas exige uma PÉTA (festa) com BA-GUM (balão), PUIA PUIA (pula pula), BOIO (bolo) e POCA (pipoca), hahaha.

Comunicação
Agora só vaiiiii, finalmente é um ser falante!
Palavras simples com duas silabas ele fala tudo que você pedir, pato, bola, pegue, caiu, bita (uns videos da internet) bibi (bico ou amiga de apelido bibi), gabi, caô (carro), guáguá (água), Nick (nome dele), meia (não sei quantas silabas tem meia gente asuhasuifuiaf), copo, cocá, cocô, xixi, etc etc etc... Ele se confunde quando o R é no meio da palavra, por exemplo "barco", se você pedir pra ele falar é possivel que ele não fale por não saber o que usar no R ou fale BÁCO ou BAICO, e não sabe falar o L direito também, sempre coloca um H que não existe, como em gelo que aqui vira GELHO, ou lolo vira LHOLHO. Palavras compridas ele pega só o final como "conseguiu" ou "consegui" ele fala: GUIU ou GUI, computador vira DOI, you tube é TUBI, Palavras com 3 sílabas que tem o final igual ele também consegue falar, se antes pra batata ele falava bata, agora fala certinho BATATA, BANANA, MACACA... etc, mas se mudar a ultima sílaba por exemplo "macaco" ele já não consegue e vai falar só CACO. Repete quase tudo que a gente fala. Gosta de repetir o que falam nos desenhos, fica assistindo e repetindo as palavras que conhece. Bumbum que era genérico pra tudo virou "caô"(carro), bus (onibus), toitoi (trator), mamam (caminhão) ou moto. Bola que ele chamava de bó ou gum virou BOLA ou GOL. Apesar de ele falar muito enrolado e colocar uma palavra em cima da outra, fala várias palavras corretamente e eu consigo entender uns 80% do que ele fala, só as vezes que ele quer dar uma de falador e começa a falar falar falar e dai tem q ser ninja pra entender algo...
Aprendeu a falar MINHA, MEU, TEU, EU e sempre confunde tudo isso, pra pergunta de quem é isso? ele pode responder, MINHA, MEU, EU ou NICK, rs Se algo for meu ele pode falar TEU ou MÃE, eu virei propriedade exclusiva dele que ele faz questão de repetir MINHA MÃE MINHA MÃE, MINHA BIBI (bibi= bico), MEU/MINHA CAO (carro), usa muito em 3ª pessoa, como CAO NENEM, BOLA NENEM, BOLA NICK, MÃE NENEM... etc.
Junta duas palavras e agora coloca adjetivos como CAO IELOU (carro yellow), DOI CAO (dois carros), CAO INNNDO (carro lindo). Sim, ele adora carros!
As vezes quer falar mais palavras de uma vez e embola tudo como: "pular pro outro lado" vira em PUA OIADO e só a mãe pra entender essas horas né? Também as vezes engole a letra do começo das palavras como "lenha" vira "enha" e "rádio" vira "ádio".
Agora ele sabe o som de vários animais, porco, gato, cachorro, vaca, ovelha, macaco, pato, galinha e cachorro. Ele também completa músicas como "BIA BIÁ STEINHA (brilha brilha lá no) CEU (faz de conta que é só) MINHA (só pra ti irei) ANTAAAAA." ou Seu Lobato tinha um sitio IAIAIOOOO.

Cores
Agora fala quase todas mas se confunde na pronúncia inglês/português:
Peto/ béck - Preto / Black
Ielou - Amerelo / yellow
Bul - Azul / Blue
Eide / Green - Verde/ green
Pink - Pink / rosa
Meio - Vermelho
Báwn - brown / marrom
Banco/ Aiti - Branco/ White

Letras
Se interessa pelas letras e reconhece e fala A, N, C, O, escreve o O e o N e claro N é sua letra preferida que é de NENEM e de NICK *-*

Números
Entende a quantidade de UM e DOI (s) e fala esses dois números apenas em português, quando pedimos pra ele contar ele só fala um i um i um i hahahhaa. Em inglês, se eu for alando e ele repetindo conta até 10 (quando quer).

Partes do corpo
Conhece todas as básicas, perna, coxa, pipi, bumbum, braços, mãos, costas, umbigo (tem fascinio pelo BIGO dele haha), teta (fala tetaaaaaaaaaaaa e se parte rindo), olhos, ouvidos, boca e nariz, cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé!

Medo
Tem medo do escuro, de ficar sozinho e agora de lugares altos, se pegamos ele de mal jeito já começa a falar CAI CAI CAI achando que vai cair, esse era um medo que ele não tinha antes, sempre queria subir nas coisas mais altas, ir nos brinquedos mais rápidos, agora está mais cauteloso, apesar de continuar sapeca.

Mama
Como eu já contei aqui no blog, com 1 ano e 7 meses eu tirei o Nicolas do peito, e desde então tem sido muito tranquilo, ele começou a mamar na mamadeira (de 180 a 240 mls dependendo do momento), logo que eu o tirei do peito ele estava mamando loucamente na mamadeira, cerca de 6 vezes no dia!!! Agora deu uma diminuida, mama de 3 a 4x por dia, (mama nan soy misturado com soymilke ou com suprasoy dependendo do qual esta mais barato hahahaha) todo mama eu complemento ou com sustare de chocolate, ou com achocolatado (que ele chama de mama peto), ou com vitalon (tipo mucilon, que ele chama de mama banco) ou então com xocopinho de morango (xocopinho, morri aufausihfuiahuifa, ele chama de mama pink). Ele que escolhe o tipo de mama que ele quer, se é o peto, o banco ou o pink, e as vezes compro ades de sabor pra ele não enjoar.

Desenvolvimento motor
Um dia antes de completar 1 ano e 9 meses aprendeu a pular tirando os dois pés no chão mas ainda tem medo e não é sempre que consegue, tanto que ainda não consegui filmar. Sobe e escala absolutamente tudo, no parquinho até os escorregadores mais altos e complicados ele consegue subir, pegou a manha hehe. Aprendeu a virar cambalhota. Tenta pedalar mas ainda sem muito êxito, as vezes da uma ou outra pedalada mas não se interessa muito. Mas pede muito uma "bike", prometi que vou dar de aniversário se ele tiver aprendido a pedalar até la, haha vamos ver.

Comportamento
 Sono
 No ultimo post de desenvolvimento eu havia falado que o Nicolas estava dando quase nenhum trabalho pra dormir, já que era só subir no carrinho embalar um pouco e ele dormia, agora ele mesmo pede: mimi mãe? sobe na caminha dele, deita e começa a pedir o que ele quer: betoi (cobertor), bibi bico, mas nem sempre quer dormir de bico), nãnã (qualquer paninho) e mama . As vezes quer ver desenho antes de dormir, ai assiste enquanto mama, termina de mamar, da tchau pro computador, vira pro lado e dorme. Coisa mais amada do mundo, único "trabalho" é que tem que ficar ao lado dele uns 5 ou 10 minutos até ele pegar no sono.

Relacionamento com os outros
Ele que eu sempre elogiei que se dava bem com outras crianças, nunca brigava etc etc etc, esses meses mordi a língua, começou a bater nos outros, e eu quase morri todas as vezes que ele fez isso (não foram poucas), eu conversei muuuuito com ele durante essa fase e tive que ter muita paciência e não deixar ele sozinho com outras crianças de jeito nenhum, mas foi uma fase, agora ele as vezes ainda tem comportamentos agressivos mas em bem menor quantidade que os carinhos e abraços. Apesar de não bater mais tanto continua na fase egoísta do "meu e minha" não gosta muito de dividir principalmente os brinquedos favoritos dele, mas conversando bastante ele acaba entendendo... Tem sido uma fase complicadinha, ele está se descobrindo como pessoa e muitas vezes não aceita nem um pouco ter sua vontade contrariada fazendo nós termos dias em que brigamos do começo ao fim, acho que são os tais "terrible twos" que estão chegando. Ele consegue ir da criança mais doce do mundo a mais insuportável em segundos... paciência, paciência e paciência. Ele também anda difícil com pessoas que ele não conhece, se alguém que ele não conhece fala com ele, a chance de ele começar a chorar ou começar a gritar "saaaaaaaaaaaaai" é enorme. Mas com quem ele conhece bem chega até a ser grudento de tanto beijo e abraço que dá! Ele é uma criança extremamente tímida em frente aos desconhecidos e é capaz de ficar mudo em frente a um estranho, mas depois de se acostumar um pouquinho vira sempre o palhacinho da turma, fazendo palhaçadas, brincadeiras, dançando, chamando atenção de todas as formas.

Rotina
Acorda entre 7 e 8 da manhã (com algumas exceções em que ele acorda as 6), tem dias que pede mama quando acorda, tem dias que pede comida, assiste um pouco de desenho e levanta brincar, se acabou se sujando muito nas brincadeiras toma banho, aí mama e dorme das 10:30 da manhã ao meio dia. Acorda, almoça e vai pra escola, lá ele come as 2:30, mama as 3 e aí até as 4 é o horário do soninho (que nem sempre ele faz, muitas tardes acaba não dormindo ou dormindo 15 minutos apenas). As 4:30 eles comem mais um lanchinho e as 5 passo buscar ele, chega em casa e come (tem dias que pede mama ao inves de comida esse horário), e fica brincando la fora até umas 6:30, dou banho nele, coloco uma roupinha de ficar em casa e aí varia, alguns dias fica aqui em casa com a minha mãe, outros na outra avó, outros em uma prima minha e também acontece de ficar com algumas das minhas tias....  Janta umas 8:30 e entre 9 e 9:30 da noite mama e dorme. Fds as vezes dorme mais tarde, já foi dormir até 11:30 da noite o belezão hehehe.

Beijos e até a próxima!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário