quarta-feira, 25 de junho de 2014

Plano de ação (Desmame, parte III)

   Parte 1
   Parte 2

 Primeiro de tudo quero deixar claro que não estou escrevendo um guia pro desmame, pelo contrário, é apenas minha experiencia que vou compartilhar com vocês, tudo isso não é baseado em nada, rs e eu nem mesmo sei se vai dar certo, conto com dicas e troca de outras experiências! E muito menos quero incentivar alguém a desmamar, cada mãe sabe a melhor hora pra fazer o desmame, seja com 6 meses, 2 anos, 4 anos isso é uma escolha pessoal que não deve ser baseada no que os outros pensam!! Agora que está tudo claro,  vaaaaaaaamos la!!
   Bem, como eu comentei antes, eu nunca quis que o desmame acontecesse de uma hora pra outra, e na realidade, já fazem praticamente 3 meses em que eu comecei a dar uma diminuída nas mamadas e oferecer outras coisas no lugar do peito. Agora com quase 1 ano e 6 meses que eu começo oficialmente* o processo do desmame, que vou contando aqui pra vocês irem acompanhando.
  Esse meu plano de ação consiste em 4 partes e vai ser assim:

Parte I - Determinar horários para as mamadas durante o dia

mamando na festa junina, 1 ano e 5 meses
Desde que o Nicolas nasceu ele mama em total livre demanda, quando era bebezinho isso consistia em chorou = peito, sempre, então ele se acostumou em usar o peito em muitas situações, não só para matar a fome, mas para se acalmar, pegar no sono, ficar mais próximo de mim, se entreter... etc.
O Objetivo dessa primeira parte então é colocar o fim na livre demanda, determinando horários pras mamadas, e entretendo com outras coisas quando ele pedir pra mamar em outros horários.
A principio serão 4 mamadas durante o dia. Ao acordar de manhã cedo, antes da soneca da manhã, antes da soneca da tarde e a hora que eu chego da faculdade a noite. 
Agora com a idade que ele já tem ele consegue utilizar outras coisas no lugar do peito, por exemplo, quando ele se machuca, nem sempre pede peito, a maioria das vezes pede colo e abraço, pra matar a fome ele já come praticamente de tudo... Enfim, o mama pra ele como uma muleta, que pode ser substituído por inúmeras outras coisas. Pra conseguir isso tenho que principalmente parar de oferecer o peito a cada chorinho dele, em vez disso tentar descobrir o que ele realmente quer... atenção? água? comida? dormir? E oferecer opções pra ele no lugar do peito. De madrugada ainda vou continuar amamentando quando ele pedir.

Parte II - Desmame noturno

 Com essa idade o Nicolas ainda acorda pra mamar de madrugada, tem noites que dorme inteiras, tem noites que acorda 1, 2, 3 vezes, geralmente ele não acorda PARA mamar, acorda por outro motivo e quer mamar pra voltar a dormir...  Então depois que ele já estiver acostumado com a rotina de amamentação durante o dia, pretendo tirar de vez as mamadas da madrugada.
Acredito que essa parte vai ser mais fácil que a anterior já que tem noites que ele acorda e acaba adormecendo sozinho, mas sei que o rapazinho é bravo e não vai gostar muito de eu o negar o peito! (Pra quem quer fazer o desmame noturno recomendo ler o método do dr. Gordon aqui.)

Parte III - Eliminar uma mamada de cada vez

 Depois que o Nicolas tiver acostumado com a nova rotina com os horários fixos pra mamar eu quero tirar uma mamada de cada vez e se ele aceitar substituir por uma mamadeira no lugar. Uma das mamadas de segunda a sexta ele realmente não vai mamar, pois está na escola, que é a mamada da tarde, lá ele toma uma mamadeira (NAN SOY + VITALON) antes da soneca, então vou começar por essa (quando não esta na aula atualmente ele mama no peito nessa hora), depois eliminar a mamada de antes da soneca da manhã e por fim tirar a mamada da hora de acordar.
  É Ana, mas você não disse que seriam 4 mamadas por dia na nova rotina? ta sobrando uma ae, só pra avisar.
  Pois é, a mamada da hora que eu chego da faculdade (entre 10:30 - 11 horas) eu não vou tirar ainda. (que? mas você não esta desmamando o menino?) Sim, eu estou desmamando, mas essa mamada é a NOSSA, sabe? quando eu chego ele gruda no meu peito e mamamamamamama pra matar a saudade, eu abraço ele, faço carinho, é um momento tão nosso que eu ainda não vou ter coragem de tirar. Meu objetivo final com tudo isso é que aos 2 anos de idade o Nicolas esteja mamando 1x por dia, entre 10:30 e 11 horas da noite.

Parte IV - Eliminar a mamada da noite

  Eu sei que nada disso vai ser fácil, mas desconfio que essa vai ser a mamada mais difícil de tirar, tanto pra mim quanto pra ele, justamente pelo lado emocional que ela representa como eu contei ali em cima.



Resumindo tudo isso... Se meus planos derem certo daqui 6 meses meu nenenzinho com seus 2 anos de idade estará mamando apenas 1 x a noite e em algum momento depois disso ele estará oficialmente desmamado. Claro que tudo vai ser devagar, pra nós dois irmos nos acostumando, e se demorar mais, ok, paciência... É um processo longo e que com certeza vai ser realizado com muito carinho da mamãe pra que nós dois possamos sobreviver hahahahhaha. Vou contando aqui como for acontecendo... Nos desejem sorte!

sentindo a chuva e chupando sua nova amiga chupeta, rs





Nenhum comentário:

Postar um comentário