segunda-feira, 22 de julho de 2013

Fraldas de pano


 Pra mim, falda de pano era coisa do passado, tipo fita cassete, sabe? Nem havia passado pela minha cabeça usar no meu filho, pra falar a verdade eu achava que só usava fralda de pano quem não tinha dinheiro pra comprar descartável hahahaha. Só que não é bem por aí... Quando eu estava grávida o pai do Nicolas havia falado para usar fralda de pano nele por questões ecológicas mesmo, mas bem, só em pensar em lavar fralda eu preferi pular essa e ajudar o meio ambiente de outras formas. O tempo foi passando e eu descobri essas fraldas de pano modernas e vi que eram bem mais praticas e lindas, e pensei em experimentar para ver se eu ia me adaptar, mas o tempo foi passando e eu acabei me preocupando com outras coisas e as fraldas foram ficando em segundo plano.... até que eu li que o uso das fraldas descartáveis poderia causar a infertilidade masculina!!! Foi o que faltava pra eu ir atrás e comprar de vez.

 Primeiro passo: qual fralda comprar? de qual marca? basicamente existe 2 tipos de fralda: a fralda capa e a fralda de bolso (pocket). Também existem tamanhos únicos ou p, m e g,e o tecido de cobertura também tem variações. A fralda capa você coloca a fralda e o absorvente por cima então quando  bebe faz coco você só tira o absorvente e continua com a mesma fralda, e no modelo pocket você tem um bolso para por o absorvente, quando o bebe faz só xixi você troca só o absorvente ( o xixi não fica em contato com a pele do bebe pois tem uma camada sempre seca) e quando faz coco você troca a fralda inteira. Bem, eu resolvi comprar o modelo de bolso porque pode ser usado das duas formas, assim eu veria o qual me adaptaria mais. Optei por comprar da marca dipano pois cada fralda já vinha com 2 absorventes de microfibra e tamanho único pois vou regulando assim que meu bebe for crescendo e posso usar nos próximos babys. (será que terão próximos? hahaha)
  Comprei 3 fraldas e mais 6 absorventes e fiquei com muuuito medo de me arrepender já que não são tão baratas assim, paguei 48 reais em cada fralda com 2 absorventes e 90 reais nos 6 absorventes avulsos. Depois encontrei fraldas bem parecidas no mercado livre com 1 absorvente cada uma por 18 reais! Enfim... vamos a minha opinião:

Prós: 
- Economia a longo prazo: eu gasto de 120 a 150 reais por mês em fraldas, utilizando as de pano o gasto cai pra 0, mas como eu intercalo com as descartáveis o meu gasto vai ser 1 pacote de fralda no máximo, coisa de uns 30 reais! Além de não gastar com pomadas pois você não precisa (nem pode) usar quando o bebe está com fralda de pano
- Saudáveis: Não esquentam e provocam menos assaduras, na verdade é só eu usar fralda descartável no Nicolas que ele começa a ficar vermelhinho, só por as de pano de volta pra o bumbum dele ficar 100%.
- Confortáveis: MUITO, muito confortáveis, completamente diferentes daquelas fraldas antigas. Ela não tem plástico é de um tecido delicioso! Não marca a perninha pois você ajusta do tamanho do bebe.
- Ecológicas: O plástico das fraldas descartáveis leva 400 anos pra se decompor!
- Lindas: da vontade de deixar eles só de fralda o dia inteiro (chega logo verão!!)
- Da quase nada de trabalho: Não pode usar muito sabão e nem amaciante, então quando meu bebe faz xixi, eu tiro o absorvente e só enxáguo de baixo da torneira e penduro, não demoro nem 5 minutos, se eu estou com o dia corrido vou deixando acumular até a noite. Quando faz coco eu passo uma escovinha e bato na maquina, as fraldas saem quase secas da centrífuga, então faço isso sempre a noite que no outro dia cedo estão secas. Gasto uns 15 minutos do meu dia com as fraldas.


Contras:
 - São caras e precisam de um dinheiro inicial para o investimento
- Seguram menos que as fraldas comuns então as trocas tem que ser mais frequentes (apesar de o coco NUNCA ter vazado, mesmo os mais explosivos, o que vaza aqui em casa se deixar muito tempo é o xixi)
- Não consegui me adaptar pro Nicolas dormir com elas, todas as noites vazaram pois ele faz muuuuuito xixi (tem noite que nem pampers aguenta) então a noite estou usando descartável (pampers total confort), mas ja vi experiencia de outras mamães que usam sem vazar, talvez depois que o Nicolas pare de mamar a noite de certo....
- Você precisa ter umas 10 fraldas para poder ficar só nas de pano sem aperto, eu tenho 3 e normalmente da tranquilo para usar durante o dia pois meu bebe faz coco bem certinho toda manhã apenas 1 ou 2x por dia agora que já come bem, mas nesses dias chuvosos tive que usar descartável também durante o dia (só uso a noite pra ele dormir) pois elas demoraram mais pra secar (obvio). E também teve um dia que ele conseguiu sujar as 3 fraldas e quase todos os absorventes (tenho 12) e tive que apelar pras descartáveis também, então pretendo comprar mais umas 5 pra poder ficar mais tranquila.


Minha Opinião: Me apaixonei! Sério, achei o máximo e me arrependi de não ter comprado antes, achei que valeu muuuuuito a pena e foi muito melhor pro Nicolas que como eu já disse antes, só fica vermelhinho quando usa as descartáveis. Ele fica muito mais livre e confortável, tanto que agora quando está com a descartável e está suja ele começa a puxar a fralda pra baixo tentando tirar (fofo), e a de pano em nenhum momento mostrou incomodá-lo. Só doeu no bolso a compra inicial, mas não me arrependi MESMO de ter comprado. Eu preferi o modelo pocket e usar o absorvente por dentro do bolso mesmo, pois por fora fica desconfortável e o bebe fica molhado quando faz xixi, quando o absorvente esta por dentro o bebe fica sequinho e confortável mesmo que tenha feito xixi. E amei ele modelo único pois por meio da regulagem você transforma numa p, m ou g. Também curti mais o tecido "peludinho" que é o da fralda a cima, é uma delícia! *-*

Então gente essa foi a minha experiência, eu não tive boas experiencias com fraldas descartáveis e não teve até hoje nenhuma que me supriu o custo x benefício como essas de pano supriram (apesar de que eu acho o valor meio salgadinho).

Mudando de assunto o Nicolas anda atacadinho da alergia novamente :( ainda não sabemos o que desencadeou a crise alérgica, hoje graças a Deus depois de uma semana começaram a sumir as manchinhas do corpinho dele, torçam por nós... O coisa chata isso de alergia hein?

Beijos lindas


4 comentários:

  1. Sim são ótimas mesmos.Olha vou sugerir uma que gosto muito: biolinum nossa amando e o custo e muito bom e qualidade sem igual
    olha o site www.biolinum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidia,Obrigado pela divulgação.
      Rastreamos o link do site em nosso sistema.
      Novamente obrigado.

      Excluir
  2. Uma de nossas seguidoras do grupo “Amigas ecológicas” sinalizou o seu blog comentando um post no http://aprendendocomonico.blogspot.com.br
    Nós somos uma empresa que fabrica fraldas ecológicas.Faz pouco tempo que acabamos de abrir uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais BR) e com um ótimo custo Benefício.
    Se estiver interessada no argumento pode visitar o nosso site informativo: www.biolinum.com
    Temos também uma loja virtual: www.biolinum.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uso Dipano( www.fraldasdipano.com.br) Uso há dois anos e acho ótimas.Uso exclusivamente elas, eliminei as descartáveis mesmo. Mesmo a noite, meu filho usa de pano e não vaza e não troco ele de madrugada. A única vez que tive problemas com vazamentos foi quando usei sabão demais nas lavagens. Essas fraldas não precisam de muito sabão, muito pelo contrário, isso impermeabiliza elas.O atendimento da Dipano é otimo, sempre que tenho dúvidas escrevo para elas e sou bem atendida. Elas fazem inclusive chá de fralda on line. bjus

    ResponderExcluir