quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como estimular o seu bebe - Estimulação precoce/essencial

Ontem o Nicolas começou a ter interesse em se virar na cama pela primeira vez, e eu com sorte estava filmando! Obvio que ele ainda não conseguiu, mas eu já fiquei toda orgulhosa do meu bebezinho prematuro já estar fazendo força assim pra se virar na cama. Então fui buscar como fazer pra estimula-lo, mas achei pouca coisa na internet, encontrei essa matéria que achei interessante:
parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5
E essa daqui : http://cadeteresa.wordpress.com/2011/04/11/estimulacao-precoce-2-dicas-mais-especificas-para-bebes-de-0-a-6-meses/

"O estímulo precoce, como o próprio nome já diz, tem como objetivo desenvolver e potencializar, através de jogos, exercícios, técnicas, atividades, e de outros recursos, as funções do cérebro do bebê, beneficiando seu lado intelectual, seu físico e sua afetividade. Um bebê bem estimulado aproveitará sua capacidade de aprendizagem e de adaptação ao seu meio, de uma forma mais simples, rápida e intensa.

Todos sabemos que os bebês nascem com um grande potencial e que cabe aos pais fazer com que este potencial se desenvolva ao máximo de forma adequada, positiva e divertida.

Colocar em prática uma estimulação precoce, é uma decisão absolutamente pessoal. Os pais são os que podem decidir se a querem ou não aplicá-la ao cotidiano do seu filho . No entanto, se decidem pelo estímulo precoce, deverão iniciá-lo o mais breve possível, já que, segundo os especialistas, a flexibilidade do cérebro vai diminuindo com a idade. Desde o nascimento até os 3 anos de idade, o desenvolvimento neuronal dos bebês alcança seu nível máximo. A partir dos 3 anos, começará a decrescer até sua total eliminação aos 6 anos de idade, quando já estarão formadas as interconexões neuronais do cérebro do bebê, fazendo com que seus mecanismos de aprendizagem sejam parecidos ao de uma pessoa adulta. É claro que continuarão aprendendo, mas não ao mesmo ritmo e com todo o potencial de antes.

Todos os bebês experimentarão diferentes etapas de desenvolvimento que podem ser incrementadas com uma estimulação precoce. Para isso, deve-se reconhecer e motivar o potencial de cada criança individualmente, e apresentar-lhe objetivos e atividades adequadas que fortaleçam sua auto-estima, iniciativa e aprendizagem. A estimulação que o bebê recebe nos seus primeiro anos de vida, constituem a base do seu desenvolvimento futuro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário